PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegar lá e conquistar o objeti
- Luana Melek
- 18 de jun. de 2016
- 2 min de leitura
O Planejamento Estratégico é o "norte" a ser seguido por uma instituição, ou seja, é o estudo que se realiza e determina quais são os passos que preciso atingir para conquistar determinado objetivo, seja ela uma redução de custos, expansão do negócio, ou dar o fim naquele endividamento.
O primeiro passo é definir qual é a Missão, Visão e Valores dessa instituição;
* Missão - é a declaração sobre o que a organização é, e qual seu propósito fundamental; ela define a identidade da empresa, e não costuma mudar com o passar do tempo.
* Visão - ela representa o futuro da organização, onde ela quer chegar? qual seu objetivo? e esta sim pode mudar ao longo do tempo, assim que o objetivo for alcançado, cria-se uma visão, um novo objetivo.
* Valores- são princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. Alguns exemplos de valores: Respeito, Confiança, Comprometimento, Responsabilidade, etc.
Definido isso, poderá avançar ao segundo passo do seu planejamento, que é definir os objetivos;
podendo listar alguns exemplos:
- Aumentar a satisfação do cliente;
- Reduzir os custos;
- Elevar o índice de capacitação dos funcionários;
Concluindo os objetivos, vamos avançar ao terceiro passo; definir os objetivos táticos (META);
são os objetivos que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização.
Os Objetivos Táticos devem ser criados de forma a garantir que os Objetivos Principais sejam alcançados.
Alguns exemplos:
- Garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 1 dia;
- Garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado;
- Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação;
Após concluída a Meta de sua organização, devemos elaborar um Plano de Ação (Objetivos Operacionais);
este objetivo é voltado para a execução das operações da organização e referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente. Deve-se avaliar cada processo existente em sua organização e verificar quais as ações que precisam ser feitas para que seu objetivo seja alcançado.
Exemplos:
-Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;
-Implantar um programa de qualidade total;
-Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários
Agora para finalizar seu planejamento estratégico, devemos criar um Orçamento Empresarial; ou seja, descrever seu planejamento estratégico em números, Depois que sua empresa definiu qual sua Visão (onde e quando quer chegar), desdobrou esta Visão em Objetivos Estratégicos, subdividiu estes objetivos em metas (Objetivos Táticos) e criou planos de ação (Objetivos Operacionais) para alcançar estas metas, o próximo passo é transformar tudo isto em números com ajuda do Orçamento Empresarial.
Desta forma, sua empresa possuirá um plano completo de quanto precisa faturar, quais são os limites de custos e despesas que precisa respeitar, quais investimentos precisa realizar e pode acompanhar o números ao longo do ano, verificando se está caminhando para alcançar sua visão ou se precisa de algum ajuste na operação. Chamamos isto de Acompanhamento de Controle Orçamentário.

Comments